Seja você mesmo o Editor do seu Livro

November 12, 2016 no comments Posted in Publicando e Lendo, Wordpress

Ao tentar organizar sequencialmente as publicações dos artigos do Cursinho R para Todos  me deparei com algumas dificuldades “chatas”. A principal delas é que o fluxo de publicação segue a lógica temporal e os artigos + recentes são na realidade os últimos na lógica de um curso.

Logo preciso realmente da estrutura de um editor de livros, uma vez que não quero perder também a possiblidade de interagir com leitores na web.

Achados preliminares:

Todas as opções acima são bem interessantes, mas continuo mas motivado a ter alguma aplicação que possa trabalhar off-line e depois publicar o resultado final.

Em Pressbooks.org o que temos é um plugin para WordPress que é uma “máquina” de editar livros virtuais.

Com esse plugin qualquer um pode criar a sua editora, aceitar usuários e cada qual editar os seus livros, publicar e exportar. Talvez seja ele o recurso que mantenha o primeiro site que descobri.

screen-shot-2016-11-12-at-14-26-19

Ok, agora eu tenho uma opção de ferramenta de edição de livros baseada em WordPress.

Sinto informar que a instalação apesar de muito bem explicada não e trivial, são uns 15 passos e alguns exigem conhecimentos sobre instalar servidores e alterar alguns arquivos de configuração. Mas não é Física Quântica, é um conhecimento relativamente fácil de ser contratado para ser feito por terceiros ou amigos geeks. Ao invés de fazer o churrasco para “levantar uma laje”, que tal sushi para instalar o Pressbooks?

Pois bem, ao final de algumas tentativas até entender exatamente as instruções, e instalar 2 vezes, o que me tomou 40 minutos, concluo a instalação chego a seguinte situação:

Tenho um site local que se equivale ao pressbooks.com, ou seja, como uma “suposta” editora com vários usuários e e cada usuário com 1 ou mais livros sendo editados.

screen-shot-2016-11-12-at-14-33-06

Essa “editora” por sua vez pode ter usuários registrados, e cada usuário pode ter 0 ou mais livros.

A mesma instalação que montei aqui em casa, pode agora ser publicado na web e os amigos poderiam então começar a editar os seus textos.

Próximo passo?

Criar o primeiro Livro e pronto chego nesse estágio, onde os itens dos menus são sugestivos dos recursos oferecidos. Controle de Capítulos, Introdução, Apêndice.

Screen Shot 2016-11-12 at 15.58.31.png

 

Veja que apenas com o conteúdo exemplo que vem com própria ferramenta já é possível visualizar como o livro será acessado, caso o interesse do autor seja que o livro se lido na web.

screen-shot-2016-11-12-at-14-46-30

entre os recursos do ferramenta está a publicação direta para vários serviços de oferta de livros on-line.

screen-shot-2016-11-12-at-14-45-13

Supostamente consegui. Veremos!
Próximo passo?
Dominar essa interface e verificar se alguns recursos que me interessam são compatíveis com o editor do Pressbooks.
Instalar a publicação para PDF. Testar e …..
Finalmente, escrever.
Até aqui o que posso concluir é que se você gosta de escrever, o WordPress pode ser a sua plataforma central, sabendo que em algum momento poderá contar algum dos recursos investigados como meio de transformar posts avulsos em publicações mais estruturadas, até mesmo livros.
Admirável Mundo Novo.
João Carlos

Leave a Comment

Related Story
%d bloggers like this: