Ranking de Periódicos CAPES segundo quantidade de referências por Área em R (Qualis)

February 10, 2017 no comments Posted in Análise de Dados

Uma das atividades centrais do processo de pesquisa acadêmica é a publicação dos resultados de pesquisas e revisões do estado da arte em algum tema relacionado a pesquisa.

Entre as várias questões que nos surgem uma delas é relativa aonde publicar? Quais são os periódicos mais ‘interessantes’.

O indicador de quão interessante (interestingness) uma publicação é um processo de decisão multicritério e com vários fatores objetivos e subjetivos.

Entre as métricas objetivas, se você está no Brasil, a mais importante com certeza é a classificação Qualis da lista de Periódicos da Capes.

No Qualis podemos identificar Áreas de Conhecimento onde especialistas da área observando uma séries de fatores entre eles o impacto que ela produz na área atribui uma classificação de qualidade da publicação. Esses critérios são motivo de intenso debate sobre a necessidade, suas vantagens e desvantagens, riscos e viéses. Como já escutei por aí, ‘dê-me um indicador que te darei um comportamento’.

Para saber mais sobre o QUALIS veja aqui!

Interessante notar que a mesma publicação pode ser avaliada e considerada importante por áreas diferentes e com classificações diferenciadas.

Saber quais publicações tem interesses transversais aos do seu campo de estudos  pode ser de valia por mais de um razão.

Primeiro pela própria transversalidade que faz com o que seu esforço de pesquisa seja útil fora do campo estrito da sua ára principal de atuação. Aprendemos muito nesse processo.

Segundo porque o que pode não ser digno de enorme crédito em sua área especializada pode ter um grande impacto em outra.

E por fim, conhecer essas regiões de interseção amplia o universo de possiblidades onde o seu artigo pode ser avaliado por pares, eventualmente aceito e publicado.

Acontece que o sistema que dá suporte a divulgação do indicador QUALIS, o SUCUPIRA, até a presente data, 02/2017, apenas permite buscas por área e não oferece um recurso que nos ajude a identificar essas regiões de interseção.

Diante desse obstáculo resolvi desenvolver uma pequenina aplicação em R que no meu caso sempre tem 2 objetivos, resolver um problema e segundo motivar a mais pessoas a se envolverem com programação.

Esse caso é um típico e serve de exemplo de como um pouco de programação é capaz de resolver problemas que exigiriam tempo e paciência.

Primeiro uma rápida ambientação.

O endereço é qualis.capes.gov.br

Abaixo a tela de busca da lista de periódicos que retorna um arquivo Excel.

A planilha é simples com apenas 3 colunas.

O que desejo é uma planilha onde as publicações sejam linhas e as colunas as classificações dadas a cada publicação em cada área. Assim podemos ter uma visão rápida das interseções e da classificação recebida por cada publicação por área.

Algo assim

Ah sim e as legendas das áreas.

Abaixo o código em R que é auto explicativo dado a sua simplicidade.

Requisitos?

Não deixe de instalar as bibliotecas exigidas.

Recomendo usar o RStudio. Foi testado com o R versão 3.32.

Primeiro os arquivos. Salve os arquivos .xls que baixou na pasta dados/   abaixo da pasta onde irá rodar o scritp.

O fluxo é simples.

  1. Lê o conjunto de arquivos .xls em um diretório e combina todos em um único data frame,
  2. Depois faz uma transposição linha colunas e conta as conta as colunas não vazias de cada linha, e
  3. Ordena e salva o resultado.

ATENÇÃO:  Verifique antes de usar se a planilha de cada área para que a mesma não contenha registros duplicados quanto ao ISSN e Nome do Periódico. Em caso de registros duplicados os resultados não são os previstos aqui.

Uma funcionalidade que poderia ser incorporada ao SUCIPIRA da CAPES e agradecemos muito.

Script e dados disponíveis na seção de downloads em breve. http://metrico.statanything.com/downloads/

Precisando de ajuda, estou no Twitter em https://twitter.com/metrico_

Até a próxima.

Leave a Comment

Related Story
%d bloggers like this: