O que é a tecnologia Blockchain? A melhor explicação até agora.

February 8, 2018 no comments Posted in Artigos Recomendados

 

O melhor vídeo que vi até o momento para iniciantes é inglês, mas tem legendas que podem ser ativadas e traduzidas para o Português.

Os conceitos são apresentados com animações muito bem feitas e uma linguagem clara. Foi produzido pelo Centre for International Governance Innovation.

 

Aqui parte da transcrição via google translate

Muitas pessoas pensam no Blockchain como a tecnologia que alimenta bitcoin.
Embora este fosse seu propósito original, blockchain é capaz de muito mais.
Apesar do som da palavra, não há apenas uma cadeia de blocos.
Blockchain é uma abreviatura para um conjunto inteiro de tecnologias de razão gerada que pode ser programado para gravar e rastrear qualquer coisa de valor, de transações financeiras para registros médicos ou mesmo títulos de terras.

Você pode estar pensando:
já temos processos no local para rastrear dados.

O que é tão especial sobre o blockchain?

Vamos descortinar as razões pelas quais a tecnologia blockchain veio para revolucionar a maneira como interagimos uns com os outros.

Razão número um: a maneira como rastreia e armazena dados.

Blockchain armazena informações em lotes, chamados blocos, que estão ligados de forma cronológica para formar uma linha contínua: metafóricamente, uma cadeia de blocos. Se você fizer uma alteração na informação registrada em um bloco específico, você não o reescreva. Em vez disso, a mudança é armazenada em um novo bloco mostrando que x mudou para y em uma determinada data e hora.
Soa familiar?

Isso porque o blockchain é baseado no método centenário do livro-caixa de controle financeiro. É uma maneira não-destrutiva de rastrear mudanças de dados ao longo do tempo.

Aqui está um exemplo.

Digamos que houve uma disputa entre Anne e seu irmão Steve sobre quem possui um pedaço de terra que tem estado na família há anos. Como a tecnologia blockchain usa o método do razão, há uma entrada no livro caixa mostrando que Adam possuía a propriedade em 1900.
Quando Adam vendeu a propriedade a Dave em 1930, uma nova entrada foi feita no livro, e assim por diante. Toda mudança de propriedade desta propriedade é representado por uma nova entrada no livro-caixa, até Anne comprá-lo de seu pai em 2007. Anne é a atual proprietária e podemos ver essa história no livro de contas.

Agora, aqui é onde as coisas ficam realmente interessantes. Ao contrário do método do antigo livro-caixa, originalmente um livro, então um arquivo de banco de dados armazenado em um único sistema -blockchain foi projetado para ser descentralizado e distribuídos por uma grande rede de computadores. Esta descentralização da informação reduz a capacidade de manipulação de dados e nos leva ao segundo fator

Isso torna o blockchain único: cria confiança nos dados.

Antes que um bloco possa ser adicionado à corrente, Algumas coisas devem acontecer. Primeiro, um enigma criptográfico deve ser resolvido, criando assim o bloco. O computador que resolve o quebra-cabeça compartilha a solução para todos os outros computadores na rede, Isso é chamado de prova de trabalho. A rede verificará essa prova de trabalho e, se correto, o bloco será adicionado à cadeia. A combinação desses complexos enigmas de matemática e verificação por muitos computadores garante que possamos confiar em cada bloco na cadeia.

Porque a rede faz a construção da confiança para nós, agora temos a oportunidade para interagir diretamente com nossos dados em tempo real.

E isso nos leva ao terceiro motivo, a tecnologia blockchain é uma mudança de jogo: não há mais intermediários.

 

 

altcoinbitcoinblockchain

Leave a Comment

Related Story
%d bloggers like this: