Não consegue remover ou apagar arquivos como nomes muito longos? ROBOCOPY!

November 21, 2015 no comments Posted in Tecnologia

Semana passada gastei algum tempo tentado fazer copias de segurança para um  novo disco de backup.  No meio do caminho das minhas boas intenções havia um grupo de diretórios que teimavam em não ser removidos no Windows 8 e depois no Windows 10. Após gastar mais tempo do que o pretendido na tarefa e após umas pesquisas deparei-me com uma solução via o ROBOCOPY.

O Robocopy era citado em alguns blogs e no site da Microsoft aparece em um manual de referência do Windows Server como uma comando de linha. Indispensáveis no mundo Linux, mas temidos no mundo Windows e Mac pela grande maioria dos usuários menos vocacionados para as entranhas das máquinas.

A sintaxe de Robocopy é diferente dos comandos de cópia típico do modo linha de comando do Windows, aceita somente nomes de diretório. Nomes de arquivos e caracteres curinga (como “*. *”) não aceitos como válidos.

A solução se torna simples,

  1. criar um diretório vazio,
  2. mover todos diretórios problemáticos com arquivos com nomes longos e para ele,
  3. e depois remover esse novo diretório

no windows com o DOS PROMPT, ou linha de comando,  faça

  1. mkdir  c:\dirVazio
  2. robocopy c:\dirVazio  c:\diretorioProblematico /purge

Não sabe aonde está o Prompt no Comandos no Windows 8 ?   Veja aqui http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/where-is-command-prompt   Microsoft

No Windows 10, o comando ganhou novos poderes  Velho Prompt de Comando será renovado no Windows 10  Exame.com

Veja + os detalhes aqui https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc733145(v=ws.10).aspx, o no Linha de Código, Copiando dados com o Robocopy.

 

arquivoscomputadorlimparmanutençãomicroremoverrobocopywindowswindows 10windows 8
Related Story
%d bloggers like this: