Mas quem foi Dijkstra?

November 7, 2016 one comment Posted in Código

No artigo anterior apresentei algumas ligações e referências bem resumidas sobre o Algoritmo do Caminho Mínimo proposto por Edsger W. Dijkstra, um dos pais da Engenharia de Software enquanto disciplina acadêmica conforme a conhecemos hoje.

Mas quem foi Dijkstra?

Edsger W. Dijkstra foi um Cientista da Computação holandês nascido que viveu entre 1930 e 2002 e ganhador de prêmio Turing em 1972http://amturing.acm.org/

Nesse particular o artigo da Wikipedia é bem razoável para os tempos rápidos de hoje e recomendo a leitura,  apresenta algumas curiosidades como:

Dijkstra tinha como hábito de compor manuscritos com sua caneta-tinteiro, chamados “EWD”. Distribuía fotocópias entre os seus colegas, e como as cópias eram redistribuídas, os “EWD” espalharam-se pela comunidade internacional de ciência da computação. (Wikipedia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Edsger_Dijkstra)

Segundo o texto da Wikipedia, esses manuscritos foram digitalizados e hoje se encontram sob a guarda da Universidade do Texas e podem ser visualizados aqui, Com a ajuda de voluntários as imagens de vários textos foram transcritas.

Uma citação frequentemente “citada”, desculpem o pleonasmo, é

Cquote1.svg “Ciência da computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas.” Cquote2.svg

—Edsger Dijkstra

e está relacionada ao fato que na década de 50 e 60 a Ciência da Computação não era reconhecida como uma disciplina acadêmica e Dijkstra foi um dos defensores dessa mudança de paradigma e num maravilhoso texto ele explica os motivos e as razões que o levam a Física Teórica para se tornar um “Humilde Programador”. Ah os Humildes, Bem-aventurados os humildes, porque herdarão a terra.

The Humble Programmer:

… I had to make up my mind, either to stop programming and become a real, respectable theoretical physicist, or to carry my study of physics to a formal completion only, with a minimum of effort, and to become….., yes what? A programmer? But was that a respectable profession? For after all, what was programming? Where was the sound body of knowledge that could support it as an intellectually respectable discipline? ….

 

Outras citações fantásticas vem do texto “Respostas a questões levantadas por estudantes de Engenharia de Software” 

Aparelhos não são necessariamente uma melhoria, vide o sucessão: Quadro Negro – >  Retroprojetor -> Powerpoint. Dijkstra.

 

Dijkstra também foi mais uma vítima de Câncer aos 70 anos de idade, sendo casado por mais de 40 anos com Maria Debets Dijkstra com a qual teve 3 filhos.

 

 

algoritmocaminhodijkstragrafosmínimoprogramaçãoturing

One comment

Comments are closed.

Related Story
%d bloggers like this: