Um Mapa e Dados das Capitais do Brasil – Provedores de “Tiles” para Mapas – R para não Programadores – [2]

November 7, 2016 no comments Posted in R para não Programadores

No artigo anterior (Leaflets, mapas com um novo visual em R) de nosso modesto tutorial “R para Todos”,  mostramos como rapidamente podemos ter uma bela representação de mapas e localidade usando o pacote Leaflet para o R.

Aqui vamos apresentar que existe um universo de provedores de blocos de desenho de mapa. Perdoem a tradução, mas não encontrei nada melhor até agora para “TILES”.  O wiki do OpenStreetMaps fala em “Graphical Map Tiles”, que são tipicamente imagens de  256×256 pixels convertidas a partir de informações vetorizadas dos mapas. 

A criação desses “azulejos”é um processo trabalhoso que demanda softwares específicos que convertem os mapas base que são desenho em imagens, em geral mais graciosas. Observe na figura abaixo, o mapa da esquerda em sua versão vetorial e no na direita transformado via os tiles.

 

E vários desenvolvedores criaram versão variadas de tiles e se tornaram ‘servidores’ ou ‘provedores’de ’tiles’.

Do nosso ponto de vista, enquanto usuário final, o que nos interessa é saber onde procurar por novos provedores e como aplicar em nosso leaflet. Aqui uma lista de alguns http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tile_servers

e como usá-los?

Basta acrescentar a camada correspondente em nosso código anterior,

e nomo do provedor e modelo desejado. Nesse exemplo estamos usando uma mapa forte preto e branco, desenvolvido por Stamen (referências ao final).

e o resultado é impactante:

 

Um recurso poderoso é sobreposição de camadas, assim podemos realçar aspectos que não seriam percebidos com apenas um único esquema de visualização.

Vamos sobre uma mapa só de linhas ao padrão do addTiles:

 

 

e por fim um exemplo de como podemos controlar parâmetros extra como opacidade.

Duas camadas, uma no estilo aquarela e outra o mapa de linhas pretas que com opacidade de 50%, absorve os tons do mapa abaixo.

o código correspondente:

[R para Todos] é uma proposta didática de atrair progressivamente interessados a aprender a programar em R fora do contexto clássico da Estatística. A Estatística é claro estará sempre por perto nos guiando, mas a abordagem principal aqui será em aplicações menos orientada a matemática e mais a representação da informação. A tarefa é complicada, iremos tentar aos poucos. Entre em contato, deixe a sua sugestão ou dificuldade encontrada em reproduzir os exemplos.

Artigo anterior : Leaflets, mapas com um novo visual em R

 

Gostou?  Espalhe a notícia! Compartilhe esse link.

http://leafletjs.com/

https://rstudio.github.io/leaflet/

https://leaflet-extras.github.io/leaflet-providers/preview/

http://maps.stamen.com/#watercolor/12/37.7706/-122.3782

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tile_servers

 

 

AulasCursoLeafletMapaOpenStreetMapProviderRServidores de Imagens de Mapas

Leave a Comment

Related Story
%d bloggers like this: