A linguagem R para uso corporativo. Microsoft ? Oracle? Sério?

December 3, 2016 no comments Posted in Análise de Dados

A internet é fonte maravilhosa de informações, mas com frequência nos oferece verdadeiros universos paralelos de notícias que borbulham periodicamente no nosso tempo presente e cuja realidade pertence ao um outro tempo e outra realidade.

No caso do R existem 2 grandes grupos de conceitos antigos que ainda perambulam por aí e divido em 2 grandes grupos, no primeiro questões da interface, facilidade de uso e divulgação de resultados e em outro limitação de memória e uso corporativo e segurança da informação.

Nesse artigo falo das boas novas para mundo corporativo.

Bem em 2016 temos algumas configurações interessantes que precisam ser visitadas por todos interessados em mais facilidade de produzir Análises de Dados, maior Capacidade de Processamento e Suporte Corporativo.

No campo das Empresas, a grande notícia é que o R é parte de soluções de gigantes: Oracle e Microsoft entraram no jogo.

A Microsoft não para de me surpreender com a sua entrada no mundo Open e oferece o Microsoft R em 2 sabores, “community”, aberto para todos nós, e o “enterprise”, pago para as corporações. Obviamente a versão enterprise oferece mais recursos e suporte comercial.

Esse artigo ( em inglês ) apresenta os principais componentes do sistema R da empresa : Microsoft R Server, Microsoft R Client, and Microsoft R Open, alem do SQL Server R Services.

Complementarmente é possível montar com extrema agilidade máquinas virtuais na nuvem no ambiente Azurre:

A Máquina Virtual de Ciência de Dados é um servidor pré-configurado que inclui nada mais nada menos do que :

  • Microsoft R Server Developer Edition
  • Anaconda Python distribution
  • Visual Studio Community Edition
  • Power BI desktop
  • SQL Server Express edition
  • Azure SDK

É possível começar a experimentar de graça por 30 dias. Não há taxas de software para esta imagem VM de ciência de dados. Você só paga as taxas de uso do Azure, que depende do tamanho da máquina virtual que você escolher, a mais simples custa na faixa de $14 ao mês.  Tabela de Preços.

Oracle

A Oracle não pretende pelo visto ficar parada assistindo o bloco passar. Em um relatório de julho de 2016 traz a sua visão e recursos para o mundo R e os produtos Oracle.

Nesse artigo a Oracle apresenta casos onde Big Data e R em servidores Oracle podem analisar casos de Risco de Crédito, Detecção de Fraudes, Prevenção de Perdas de Clientes.  

O R-to-SQL melhora a eficiência do usuário ao permitir que Analistas de Dados usem R diretamente em um banco de dados Oracle.

Usuários de R podem alavancar funções analíticas e de mineração de dados internas do banco de dados em combinação com pacotes “open source” em processamento em  paralelo. (tradução livre)

 

O blog da Oracle para suas soluções com R.

 

Mais sobre Empresas e R?  Pesquise sobre R Consortium, Pivotal, Tibco, Oracle, IBM, Teradata and SAP.

 

Bye

João Carlos

corporativoempresaenterpriseescalabilidadememóriaRsegurança

Leave a Comment

Related Story
%d bloggers like this: